top of page

O complexo arquitetônico BOX procura valorizar o entorno e a cultura da  região em que está inserido. Localizado em frente à Baía de Vitória, onde existe intensa atividade portuária, o edifício traduz em sua volumetria o conceito de containers, que são unidades independentes, cada um com um conteúdo diferenciado, mas que sobrepostos formam um único volume. 

 

Assim, o edifício se comporta como um grande integrador de programas complexos ou simples. Tomando para si o conceito de um edifício hibrido que tem por objetivo ser uma arquitetura sustentável abrigando um programa diversificado, incluindo lojas, serviços, entretenimento, além de salas comerciais e residências.

 

Sua arquitetura possui uma característica principal de linhas retas, com forte influência modernista, mas seu resultado final acaba sendo contemporâneo, pela mistura de formas e suas proporções diferenciadas, contraste entre materiais naturais – madeiras e pedras, fazendo referência a paisagem natural – com produtos e materiais de alta tecnologia, como o concreto, metal e vidro. É importante ressaltar que uma cartela de cores também foi pensada a partir deste contexto natural-industrial. Outra característica é o pé direito elevado e o uso de volumes em balanço, o que proporciona leveza ao projeto.  

 

Sua implantação no terreno foi definida através da observação das necessidades do local. A praça Getúlio Vargas, por exemplo, possui uma carência de fluxo e permanência de pessoas, portanto o térreo do complexo dá origem a uma grande praça de convivência e comércio, criando caminhos atrativos e perspectivas inesperadas e convidativas para os usuários do entorno, onde o cidadão é convidado a fazer o percurso “praça – edifício”, garantindo uma melhor conexão entre esses dois locais.

 

Sua forma foi concebida de maneira a aproveitar ao máximo as visuais do local, a Baía e seu Morro do Penedo e a arborização da Praça Getúlio Varga, visando valorizar o empreendimento e tornar a experiência dos usuários mais agradável.

 

Pensando em alcançar uma alta eficiência energética, sua forma foi concebida buscando o melhor posicionamento solar para as fachadas, de acordo com o programa presente. Átrios e clarabóias nos centros das torres e na praça suspensa permitem um maior conforto térmico. E nas fachadas norte e oeste, devido a grande carga térmica recebida, é previsto o uso de brises fazendo referência as linhas retas da superfície de um container, cobrindo essas fachadas afetadas pela grande insolação.

CONCEITO

 

bottom of page