top of page

Localizado no centro de Vitória - ES, limitado pela Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, rua Dr. Aristides Campos, rua Aristeu Aguiar e rua Governador José Sette. À oeste do terreno encontra-se a praça Getúlio Vargas, que é uma área bastante arborizada e com boa infraestrutura para os usuários, à norte está a Dadalto, à leste a primeira Igreja Batista de Vitória e à sul a Baía de Vitória.

É importante ressaltar que existem alguns visuais marcantes na região. Os principais são a Baía de Vitória e o Morro do Penedo que inclusive à noite pode ser bem percebido graças à iluminação articial existente nele.  Outra visual interessante, porém de menos destaque é a da praça Getúlio Vargas, local de socialização e convivência entre os moradores, bem arborizada, possui um clima agradável.

 

A cidade de Vitória possui clima tropical, com temperatura média anual de 24ºC e ocorrência de precipitações pluviométricas, principalmente nos meses de outubro a janeiro. Seu vento predominante é o nordeste, porém os edifícios da região impedem a livre circulação do ar, o que faz com que o vento seja percebido com maior intensidade na orientação sudeste graças à baía. Quanto à insolação do terreno, com a ajuda da carta solar de Vitória, percebe-se que a fachada norte recebe maior iluminação por mais tempo, porém as fachadas leste e oeste também precisam receber proteção solar. Já a fachada sul, que está voltada para a baía, tem menores problemas com a insolação.

 

Nota-se quanto ao perfil dos usuários da região, uma grande variedade de classes sócio-econômicas, incluindo pessoas de classe alta (executivo) a classe média baixa (lojistas, ambulantes) e também moradores de rua, devido às múltiplas atividades no entorno, caracterizando, inclusive, uma nítida relação contrastante entre trabalho formal e trabalho informal. Há uma grande variedade de bancos (Bradesco, Caixa, Itaú e Santander), estabelecimentos de grande porte (Marisa, Avenida, Dadalto, Drogasil, Danúbio, Ponto Frio, Renner, Itapuã Calçados, Lojas Americanas e Eletrocity), estabelecimentos de pequeno porte, tais como farmácias e comércios locais, fastfoods (Subway e McDonald’s), o hotel Alice Vitória e, na Praça Presidente Getúlio Vargas, existem muitos ambulantes e barraquinhas durante o dia caracterizando um comércio informal, além de alguns serviços institucionais. 

 

Quanto ao fluxo, este é mais intenso na Avenida Beira Mar e na Avenida Princesa Isabel, tanto de veículos como de pedestres. Estas avenidas são mais largas, possuem calçadas maiores e nelas passam mais linhas de ônibus, favorecendo o uso do espaço. Os fluxos nas ruas perpendiculares a estas avenidas é moderado. Na Rua Aristeu Aguiar (entre o terreno e a quadra) o fluxo é baixo, resuindo-se às pessoas que estacionam seus carros por perto, já que não há nenhum atrativo que estimule o movimento de pessoas.

 

O Centro de Vitória é um dos importantes centros comerciais do Espírito Santo e também um espaço de transição para saída de Cariacica, Vila velha e Viana com destino a outros pontos da capital e a cidade de Serra aumentando o grande fluxo de veículos e pessoas.  

 

Para acessar a região utilizam-se, além de veículos particulares, empresas de ônibus e taxi. Outra opção são os transportes alternativos como, por exemplo, o uso da bicicleta, que por falta de ciclovia os ciclistas fazem uso do calçadão à beira mar, entretanto possui um projeto de ciclovia para essa área. Em domingos e feriados uma faixa da Av. Mascarenhas é destinada para ciclistas.

 

 

O ENTORNO

 

bottom of page